Sobre a Representação

A Secretaria de Representação do Estado em Brasília é um Órgão da Administração Direta do Tocantins, subordinada diretamente ao governador do Estado, Marcelo Miranda. Tem como atribuições:

  • Cumprir os atos de representação do Estado, em Brasília, especialmente, junto às Instituições Federais e o Congresso Nacional; às embaixadas e aos organismos estrangeiros acreditados no país;

  • Articular-se com os setores públicos e privados, nacionais, internacionais na captação de recursos e atração de investimentos destinados ao crescimento socioeconômico do Estado;

  • Dar apoio logístico ao governador, aos secretários de Estado, aos dirigentes e técnicos de órgãos e entidades da administração pública estadual, durante atividades oficiais em Brasília.

  • Divulgar ações governamentais do Tocantins na Capital Federal junto aos públicos de interesse do Estado.

A Secretaria está ligada ao Fórum Nacional das Representações Estaduais em Brasília (Fonare), órgão criado em 2007, com objetivo de promover a integração institucional dos Estados com representações na Capital Federal. Todos os estados brasileiros contam com representações em Brasília e fazem parte do Fórum.