Conheça o Tocantins

 

O Tocantins é o mais jovem e promissor Estado do Brasil. Foi criado em 1988, pela Assembleia Nacional Constituinte, instalado oficialmente no dia 1º de Janeiro de 1989 e em 20 de maio foi fundada a capital planejada, Palmas. O Estado está localizado na região Norte, exatamente no centro geográfico do país, em uma área de encontro de três biomas: Amazônia, Pantanal e Cerrado. A localização, as características naturais e o perfil produtivo concedem ao Tocantins um diferencial no seu potencial econômico e turístico, fazendo do Estado um celeiro de novas oportunidades no Brasil.

 

Território

A população do Tocantins é de 1.243.627 habitantes (2007 - IBGE), distribuídos em 139 municípios, sendo Palmas, Araguaína e Gurupi, os mais populosos. Áreas de preservação ocupam 50,25% do território, são unidades de conservação e seis grandes rios que, juntos, formam a maior bacia hidrográfica situada inteiramente em território Brasileiro. O Tocantins é considerado um dos cinco estados mais ricos em água do país. Há também as áreas destinadas às reservas indígenas, onde uma população de 10 mil índios, de sete etnias (Karajá, Xambioá, Javaé, Xerente, krahô Canela, Apinajè e Pankararú) preservam suas tradições em 82 aldeias.

 

Cultura

O Tocantins possui uma cultura secular com origens na colonização portuguesa, que explorou a região sudeste do Estado, muito rica em ouro; nos povos africanos que, ainda em regime de escravidão, vieram para trabalhar na extração mineral; e nos povos indígenas que se abrigaram nas ricas matas e rios do Estado. Nos eventos tradicionais que acontecem em diversos municípios é possível identificar essas origens na formação cultural. Destacam-se manifestações como: a Folia de Reis, a Festa do Divino, a Romaria do Senhor do Bonfim, as Cavalhadas e as Congadas. Saiba mais sobre a cultura do Tocantins AQUI.

 

Turismo

O Tocantins abriga características naturais exclusivas que dão ao Estado um grande potencial turístico. De norte a sul, existem áreas com roteiros diversificados que incluem: trilhas ecológicas, cachoeiras abundantes, cidades históricas, praias de águas cristalinas e areias brancas, áreas para prática de pesca esportiva, esportes náuticos e outros roteiros ligados ao Ecoturismo e Turismo de Aventura. O principal atrativo é o Jalapão, região formada pela exótica mistura de deserto, rios, lagos e cachoeiras, que consagraram a área como um dos principais destinos de turismo de aventura do mundo. Saiba mais sobre o turismo do Tocantins AQUI.

 

Economia

A localização geográfica privilegiada, a abundância de recursos naturais e a política de incentivos fiscais fazem com que o Tocantins seja, hoje, um dos melhores destinos para investimentos no Brasil. Em 2014, o Estado registrou um crescimento de 6,4% no Produto Interno Bruto (PIB), um índice 137% superior à média nacional que foi 2,7% (IBGE-2014). O agronegócio representa um dos maiores potenciais de investimentos. Só a produção de grãos, deverá ter um aumento de 9,4% na safra 2014/2015, quase o dobro da média prevista para o país que é de 4,5% (Conab-2014). Saiba mais sobre a economia do Tocantins no LINK.